×
App TudoGostoso

Instale o aplicativo agora.

BAIXAR
X

Yakisoba

Preparo 40 MIN
Rendimento 5 porções
15.598 Favoritos
159 comentários
Ingredientes
  • 250 g de macarrão oriental (na falta pode-se usar espaguete, talharim, linguine)
  • 150 g de carne (filé ou alcatra) cortada em tirinhas
  • 150 g de filé de camarão
  • 150 g de filé de frango cortado em tirinhas ou cubos
  • 1/3 de uma couve-flor média cortada em pequenos buquês
  • 1/3 de um brócolis japonês grande cortado em pequenos buquês
  • 1 cenoura cortada em tirinhas
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas
  • 1 cebola cortada em tirinhas ou em pétalas
  • 100g de cogumelos cortados em lâminas
  • 2 colheres (sopa) cheias de maisena
  • 1/2 caldo knorr de carne ou frango
  • 1/2 xícara de molho de soja shoyu sakura
  • 3 1/2 xícaras de água
Modo de Preparo
  1. 1. Cozinhe levemente no vapor o brócolis, a couve flor e a cenoura já cortada em tiras - é importante não cozinhar demais (3 minutos de fervura no vapor é suficiente). Eu não gosto de legumes muito cozidos, ainda mais nesse caso que eles sofrerão nova fervura!
  2. 2. Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver, com sal apenas. Quando levantar fervura coloque o macarrão e desligue quando estiver 'al dente', escorra sem lavar e reserve.
  3. 3. Coloque as três xícaras e meia de água para ferver, com as duas colheres cheias de maisena previamente dissolvida, o meio caldo knnor e o shoyu (se tiver saquê, coloque duas colheres junto). Quando der uma leve engrossada, desligue - está pronto o molho para yakissoba. Existe molho pronto para yakisoba nas lojas especializadas (contém saquê, molho de soja, molho inglês, glutamato monossódico e tonkatsu).
  4. 4. Tempere as carnes apenas com sal (a cozinha oriental não costuma utilizar alho, mas, caso queira, utilize o tempero de sua preferência) e envolva-as com maisena. Doure as carnes numa wok ou numa frigideira antiaderente espaçosa, untando-a com azeite ou óleo de gergelim. Assim que estiverem douradas, acrescente a cebola, em seguida os pimentões e os cogumelos para retirar o cheiro de conservante. Passados uns três minutos, acrescente a cenoura e as florzinhas de brócolis e couve flor, mexa e vá acrescentando o molho para yakisoba. Após ferver um pouco e apresentar uma sobra farta de molho, acrescente o macarrão cozido, deixe ferver rapidamente e desligue.
  5. Observações importantes:
  6. ► Esse prato, além de ser delicioso e bonito, é muito fácil e rápido de se preparar (cerca de 40 minutos), além de possibilitar muito espaço para alterações: por exemplo, além dos legumes apresentados acima, podem ser utilizados como variantes (ou substitutos) a acelga (crua), a vagem cortada em pedaços de 3cm (pré-cozida), o aipo/salsão (cru), o broto de feijão (cru) ou de bambu, o repolho (cru), abobrinha italiana (crua), ervilha torta (pré-cozida e inteira), além de poder incrementar com raiz forte, gengibre, sementes de gergelim ou de amendoim torrado e descascado, pimenta biquinho.
  7. ► As receitas de yakisoba que pegamos na internet são impraticáveis, pois sugerem cerca de 2 ou 3 caldos knnor, o que se afigura ilógico, pois a carne já é temperada, o shoyu é bastante salgado e o macarrão foi cozido com muito sal - os legumes não pedem muito sal. A receita que apresentei serve cerca de 5 pessoas e se utilizar mais de 1/2 caldo knnor, fica com excesso de sal.
  8. ► A quantidade de água do caldo para yakisoba pode e deve ser alterada. Quando colocamos o caldo e percebemos que ele não está abundante (suficiente para envolver também o macarrão), devemos colocar mais um pouco de água, e se preciso for, água com um pouco maizena diluída.
  9. ► Caso queira acatar a sugestão da cozinha oriental, deve-se fritar o macarrão (após o cozimento da massa) em azeite, numa frigideira antiaderente antes de misturá-lo com os outros ingredientes (dourar o macarrão três minutos de cada lado).
  10. ► Outro detalhe importante: Não ter as três carnes em casa não é desculpa para não fazer o prato. Como eu faço esse prato corriqueiramente, utilizo o que tenho mais fácil: ou só carne vermelha (suína ou bovina - cerca de 400g), ou só peito de frango ou as três carnes se eu tiver à mão. Se não tiver cogumelos, também não altera a qualidade do yakisoba, que pode ser feito com os ingredientes disponíveis - o broto de bambu substitui o cogumelo, uma verdura substitui a outra, um legume substitui um outro que falta. O yakisoba é feito à moda do chef.
Envie um comentário
    PESQUISE POR NOME OU INGREDIENTES
    HISTÓRICO DE BUSCA